Apostila Concurso Bombeiro RJ 2020 PDF e Impressa, em breve. Edital do Concurso Bombeiro RJ será lançado em outubro de 2020 para 3.000 vagas.
Concurso Bombeiro RJ está confirmado para temporários
O comandante do Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro, Roberto Robadey Júnior, relevou que o governador do Estado sancionou a lei que institui o Serviço Militar Temporário Voluntário. Assim a realização do Novo Concurso Bombeiro RJ (CBM-RJ) para 3.000 vagas de Soldado Temporário terá edital lançado em outubro de 2020.
Segundo o comandante Robadey, a contratação de bombeiros temporários já é um modelo adotado em muitos países: “O Brasil tem esse modelo, que não está de acordo com uma função que exige vigor físico. Na maior parte do mundo, eles são voluntários enquanto têm disposição e passam nos testes”. Robadey destaca que “serão distribuídas 40 vagas por para cada grupamento, que são quarteis maiores, e 12 vagas para cada destacamento”.
Todas as oportunidades serão para o cargo de Soldado Temporário. De acordo com o último edital, os requisitos para a função são: Nível médio completo; ambos os sexos; idade mínima de 18 anos e máxima de 25 anos; podendo-se exigir altura mínima, ainda não especificada.
Os aprovados irão receber um salário mínimo no primeiro ano, passando ao valor da remuneração de Soldado Bombeiro Militar, a partir do segundo ano.
A Apostila Concurso Bombeiro RJ 2020 PDF e Impressa estará disponível assim que o edital for lançado.
Etapas do Concurso Bombeiro RJ 2020
De acordo com o coronel Robadey, a primeira fase do Concurso Bombeiro RJ 2020 contará com uma corrida de 5 km, em que os candidatos serão monitorados por chip e filmagens. Serão aprovados nessa etapa até três vezes o número de vagas previsto em edital.
Em seguida serão realizadas provas escritas com questões de Língua Portuguesa e Matemática.
As demais etapas serão de Teste Físico (mais completo) e Exame Médico.
Novo Concurso Oficiais dos Bombeiros em 2021
O edital do próximo concurso Bombeiros RJ destinado a Oficiais deve ser publicado em 2021 somente devido ao adiamento do vestibular UERJ. A realização é vista com caráter de urgência, devido ao déficit presente do Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro.